CONHEÇA A BANANEIRA FILMES

Criada em 2000 pela produtora Vania Catani, a Bananeira Filmes é uma das mais prestigiadas produtoras de cinema no Brasil, e tem como característica principal o investimento em produções independentes de notória qualidade artística. Somadas, suas produções já foram exibidas em 250 festivais em 40 países e receberam mais de 180 prêmios.

Ao longo destes anos, destacam-se A festa da menina morta, de Matheus Nachtergaele, selecionado para a Mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes em 2008, e a bem sucedida parceria com o ator e diretor Selton Mello, que começou com Feliz Natal e se repetiu com O Palhaço, que levou mais de 1,5 milhão de pessoas ao cinema e foi escolhido para representar o Brasil na por uma vaga no Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro. A última parceria entre diretor e produtora é o longa O filme da minha vida, inspirado na obra Um pai de Cinema do escritor chileno Antônio Skármeta.

As suas mais recentes coproduções La playaEl Ardor e Jauja tiveram estreia internacional no Festival de Cannes. A produtora investiu ainda especialmente na produção de longas de diretores estreantes como Anita Rocha da Silveira, com Mate-me Por Favor (estreia internacional no Festival de Veneza 2016), Redemoinho, de José Luiz Villamarim e Deserto, de Guilherme Weber. A coprodução Zama, de Lucrécia Martel, teve sua premiére internacional no Festival de Veneza 2017.

 

CONHEÇA A VANIA CATANI

Vania Catani iniciou sua carreira no final da década de 80 com o vídeo independente, ao lado de uma nova geração de realizadores que surgiu em Belo Horizonte. Trabalhou como produtora de TV e com o Forumbhzvideo – Festival de Vídeo e Arte Eletrônica, esteve em contato com o melhor da Vídeo-Arte mundial.

A partir da segunda metade da década de 90, com a chamada Retomada do Cinema Brasileiro, voltou-se para a produção cinematográfica, sempre mantendo um interesse particular pelo mercado independente. Em 1997, produziu a série de TV Os Nomes do Rosa e o longa Outras Estórias, ambos dirigidos por Pedro Bial. Em 2000, já instalada no Rio de Janeiro, fundou a BANANEIRA FILMES, produtora independente que desenvolve, produz e lança projetos ousados e de grande qualidade artística.

 

PARCEIROS

GOVERNO Ancine, BNDES, Fundo Setorial do Audiovisual, FINEP, Petrobrás, BBDTVM, Prefeitura Municipal de Paulínia, Filme em Minas/Governo do Estado de Minas Gerais, FUNDARPE/Governo do Estado de Pernambuco, Eletrobras, Rio Filme, Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro;

PARCEIROS NACIONAIS Imagem Filmes, Globo Filmes, Telecine, California Filmes, Europa Filmes, Imovision, Canal Brasil, Vitrine Filmes

PARCEIROS INTERNACIONAIS Programa Ibermedia, Hubert Bals Fund, Göteborg Film Festival Fund, FundSud e Acordo de Co-Produção Luso Brasileiro; 

COPRODUTORES Fado Filmes (Portugal), Magma Cine (Argentina), Costa Films (Argentina), Séptima Films (Colômbia), Rei Cuine (Argentina), Alumbramento (Brasil)

PATROCINADORES Locall, Motorola, Marisa, Azaléia, Credicard, Copergas, EATE, Santander, MRS Logistica, Neoenergia, Oi Futuro, Adidas, EMS, AMBEV, Toyota, CEMIG, Delphi, Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

ONDE ESTAMOS